Virginia Woolf

Quem ela é

Nascida em Kensington, na Inglaterra, Virginia Woolf foi uma escritora, ensaísta e editora, além de uma das mais importantes modernistas em todo o mundo.

“Tranque as bibliotecas, se quiser; mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento.” - Woolf, "Um Teto Todo Seu"

Biografia

Adeline Virginia Woolf nasceu em 25 de janeiro de 1882, na cidade de Kensington, Middlesex, Inglaterra. Seus pais eram Leslie Stephen e Julia Prinsep Jackson, e tinha três irmãos: Vanessa Stephen, Thoby Stephen e Adrian Stephen. Além deles, quatro meio-irmãos: Laura Makepeace Stephen, do primeiro casamento de sua mãe, e George Duckworth, Stella Duckworth e Gerald Duckworth, do primeiro casamento de seu pai.

Enquanto filha de um escritor, historiador, ensaísta e biógrafo, Virginia teve contato com a literatura desde a infância. Seu romance de estreia foi The Voyage Out, publicado em 1915, abrindo caminho para que esta ganhasse destaque no universo literário de Londres.

Virginia se casou com Leonard Woolf em 1912 e, com ele, fundou uma editora que revelou Katherine Mansfield e T.S. Eliot, entre outros escritores.

Em 1941, Woolf entrou em depressão, atribuída a diferentes circunstâncias, como o estopim da Segunda Guerra e a má recepção da biografia de Roger Fry, escrita por ela. No dia 1941 de março do mesmo ano, Virginia deixa um bilhete para seu marido e comete suicídio no Rio Ouse, próximo à sua casa.

A autora tinha como uma de suas maiores preocupações enquanto escritora conseguir transformar em palavras a alegria, a dor, a beleza e o horror de sua época. Sua literatura apresenta o fluxo de consciência e a psicologia íntima, tendo foco em subjetividade e impressões emocionais ou momentâneas das personagens. Essas características estão relacionadas ao modernismo e criam uma não-linearidade aos enredos.

Entre suas publicações existem, além dos romances, contos, biografias, ensaios e traduções. A obra de Virginia tem relevância também para o feminismo, fazendo com que o ensaio Um Teto Todo Seu seja um de seus textos mais conceituados.

Clique no botão abaixo para os títulos das obras publicadas!

Desenvolvedora & conteudista da página

Renata Bottiglia

Formada em Letras pela Unifesp, trabalho com conteúdo para marketing digital, com foco em Educação. Também sou redatora voluntária no coletivo Usina dos Atos, que acredita na transformação social por meio da arte e da cultura. Interessada em idiomas, comunicação, tecnologia, instrumentos musicais com teclas e receitas culinárias que levam banana-da-terra.